Labels

Monday, September 16, 2013

MOTELx 2013: YOU’RE NEXT de Adam Wingard


Uma família reúne-se na sua casa de campo a fim de comemorar os 35 anos de casados dos patriarcas. Quando menos esperam, são atacados por três psicopatas usando máscaras de animais que estão decididos a matá-los a todos. Mas a namorada de um dos filhos está disposta a sobreviver a todo o custo, revelando-se um problema para os assassinos.

Há filmes assim, que nos fazem de novo acreditar no género terror de que tanto gosto. O realizador Adam Wingard pega na fórmula gasta do “slasher movie” e, sem ser propriamente inovador, dá-nos um dos melhores exemplos deste género moribundo. Em vez do usual grupo de teenagers estúpidos, temos uma família respeitável cujos membros são um pouco para o insuportável e um trio de psicopatas que não precisam de esperar que os personagens fiquem sozinhos para os matar. A heroína Erin, uma excelente Sharni Vinson, surpreende tudo e todos com a sua perícia mortal e ausência de remorsos pelo que é obrigada a fazer.

O argumento bem escrito por Simon Barrett, está repleto de diálogos divertidos, por vezes a roçar o absurdo. Para além da já mencionada Vinson, o elenco é todo ele muito bom, com destaque para AJ Bowen como o filho simpático e Joe Swanberg como o filho irritante. Como a mãe da família gostei de reencontrar a veterana Barbara Crampton (a actriz de RE-ANIMATOR e FROM BEYOND).

Wingard não foge do gore, mas também não mergulha nele, conseguindo um bom equilíbrio entre este e a história, dando-nos umas das heroínas mais fortes do género. O suspense também está presente, bem como um apurado sentido de humor negro. As máscaras usadas pelos assassinos são extremamente eficazes e ajudam a criar uma atmosfera inquietante. Quanto aos crimes, adorei a cena com o a liquidificadora, genial!

O gozo que o filme provoca está bem patente com os aplausos que o público do MOTELx presenteou cada vitória da jovem Erin. Um filme perfeito para a sessão de encerramento deste grande festival, que não duvido que se venha a tornar um filme-culto. Para o ano há mais, ou assim o espero. Classificação: 8 (de 1 a 10)





No comments:

Post a Comment