Labels

Sunday, October 13, 2013

GRAVIDADE (Gravity) de Alfonso Cuarón


A Dra. Ryan Stone está na sua primeira missão espacial, acompanhada de dois colegas, mas um acidente tira a vida a um deles, destrói a nave onde se encontram e ela e o outro colega ficam à deriva no espaço. As hipóteses de sobrevivência são praticamente nulas e o facto de terem perdido o contacto com a Terra e outras estações espaciais, afastam a possibilidade de salvamento.

Eu sei que não tem nada a ver, mas enquanto assistia a este filme só me lembrava do 2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO, que eu nem sequer aprecio. Tal como esse filme, esta realização de Alfonso Cuarón é tecnicamente perfeita e visualmente deslumbrante, sem nunca cair no efeito fácil. Ao contrário do filme de Kubrick, tem um lado humano que ajuda a criar momentos de grande suspense e não descura o humor. Tem uns momentos de lamechice, mas pensei que seriam piores e por isso estão perdoados.

Mesmo dentro de um fato de astronauta, o “pessegão” do George Clooney continua igual a si próprio. Por outro lado, a sua personagem é um bocado como ele o que torna a sua interpretação eficaz. Quanto a Sandra Bullock, é uma actriz mais versátil do que aquilo que se pensa, é geralmente comedida nas suas interpretações e consegue facilmente criar empatia com o publico, tudo coisas que estão a seu favor neste filme. Ela praticamente carrega o filme nos seus ombros e, pessoalmente, acho que tem aqui uma das suas melhores interpretações, melhor do que aquela que lhe deu o Óscar para Melhor Actriz. Sabem o que eu penso? Não sei qual vai ser a concorrência este ano, mas acho que Bullock tem uma forte possibilidade de conseguir uma nomeação para o Óscar.

Por falar em Óscars, este filme decididamente vai conseguir muitas nomeações nas categorias técnicas e se houver justiça ganhará alguns. Apesar de não ser apreciador do 3D, aconselho a ver essa versão, pois é extremamente eficaz e sentimo-nos verdadeiramente envolvidos no espaço. Como já disse, os momentos de suspense são muito bons, daqueles que nos agarramos à cadeira. Uma boa e emocionante surpresa! Classificação: 8 (de 1 a 10)

SPOILER! SPOILER!
Este bocadinho é só para quem ainda não viu o filme. No final, a todo o momento estava à espera que aparecessem canibais, zombies ou, melhor ainda, dinossauros.





No comments:

Post a Comment