Labels

Sunday, March 25, 2012

OS JOGOS DA FOME (The Hunger Game) de Gary Ross


No futuro, a fim de manter o seu poder, a classe governante inventou um jogo (Os Jogos da Fome) em que 24 adolescentes (12 rapazes e 12 raparigas), oriundos dos 12 distritos em que se divide o país, são forçados a lutar uns contra os outros até à morte. Este ano, uma das jovens é Katniss Everdeen, que se ofereceu no lugar da sua irmã a fim de poupar a vida desta.

Se conhecem o japonês BATTLE ROYAL, o presente filme é uma versão levezinha e americana do mesmo. A premissa de ambos os filmes é exactamente a mesma. Mas o que na versão japonesa é feio, sujo e violento, aqui é irritantemente limpinho e a violência parece uma brincadeira de crianças. O melhor do filme é tudo o que antecede os jogos. Gostei do ar decadente, provavelmente inspirado na corte de Luís XIV, da classe governante e das personagens que o habitam, bem como do ar “desgraçado” das classes trabalhadoras. Este contraste está bem conseguido e merecia um filme melhor. Quanto aos jogos não são muito interessantes e o seu resultado demasiado previsível para o meu gosto.

A bonita Jennifer Lawrence vai bem como a heroína, já Josh Hutcherson tem um ar demasiado sonso como o seu parceiro (o namorado que ela deixa no seu distrito, Liam Hemsworth, é muito mais giro). Melhor que eles são as participações do sempre excêntrico Woody Harrelson, do sexy Lenny Kravitz e de uma irreconhecível Elisabeth Banks.

Isto merecia um tratamento mais negro e sangrento. O resultado é uma versão quase infantil do BATTLE ROYAL. Classificação: 4 (de 1 a 10)


2 comments:

  1. OK, quero manter a imagem suja de Battle Royale na minha cabeça, este não tenho pena de perder.

    ReplyDelete
  2. E não perdes grande coisa. Acredita em mim.

    ReplyDelete