Nessa particular semana de Setembro, o ciclo de 5 dias 5 filmes era dedicado ao cinema de terror dos anos 70 e eu não podia faltar. Assim, religiosamente, dessa segunda a sexta lá estive eu, na matiné das 15.15.
Os filmes programados eram QUE DEMÓNIOS SE OCULTAM NA ESCURIDÃO (Who Slew Auntie Roo), COBRAS VENENOSAS (Sssssss), LUA VERMELHA (Asylum / House of Crazies), O ABOMINÁVEL DR. PHIBES (The Abominable Dr Phibes) e A LENDA DA CASA ASSOMBRADA (The Legendo of Hell House). E todos tiveram uma parte importante na minha paixão pelo género.
Esta minha crónica pelas matinés do medo, seguirá a ordem pela qual os filmes foram exibidos.
QUE DEMÓNIOS SE OCULTAM NA ESCURIDÃO (Who Slew Auntie Roo?) – GB/1972
Elenco: Shelley Winters, Mark Lester, Chloe Franks, Ralph Richardson, Lionel Jeffries, Hugh Griffith, Rosalie Crutchley • Argumento: Robert Blees e Jimmy Sansgter • Produção: Samuel Z. Arkoff • Realizador: Curtis Harrington.
A ideia que me ficou do filme, é que duas crianças acham que uma velhota é uma bruxa e temem pela sua vida, numa espécie de adaptação livre do conto “Hansel & Gretel” (por cá conhecido por “A Casinha de Chocolate”). Recordo-me que o ritmo era lento, mas havia algo de enervante e inquietante. Aqui vos deixo uma ideia do que se passa no filme.
A simpática Auntie Roo vive numa velha e grande casa, onde todos os natais dá uma festa para as 10 crianças mais bem comportadas do orfanato local; mas ela ficou um pouco demente desde que a sua filha morreu e guarda o seu corpo mumificado no sótão. Christopher e sua irmã Katy não fazem parte das crianças selecionadas, mas conseguem infiltrar-se na festa de Natal e Auntie Roo repara que Katy é parecida com a sua filha e decidi raptá-la. Christopher tenta alertar os adultos para o que se passa, mas ninguém lhe dá ouvidos e ele volta sozinho para a casa a fim de salvar a sua irmã.
Este filme segue uma tradição do terror, onde actrizes de idade avançada interpretavam mulheres cuja sanidade mental deixava muito a desejar. O mais conhecido é o WHAT EVER HAPPENED TO BABY JANE? com Bette Davis e Joan Crawford. Aqui é a grande Shelley Winters (então apenas com 52 anos) que dá vida a Auntie Roo e, pelo que me lembro, era bastante convincente. Para quem não conhece esta atriz, a mesma ganhou dois Óscars de Melhor Actriz Secundária, um por THE DIARY OF ANNE FRANK e por A PATCH OF BLUE e foi ainda nomeada por THE POSEIDON ADVENTURE e para Melhor Actriz pelo A PLACE IN THE SUN. Winters viria a fazer outro filme deste particularWinters viria a fazer outro filme deste particular género ao lado de Debbie Reynolds, WHAT’S THE MATTER WITH HELEN?.
As crianças eram interpretadas pelos angelicais Mark Lester (que encantou o mundo como OLIVER!) e Chloe Franks, secundados por um grupo de veteranos ingleses.
Não sei se este filme sobrevive o teste do tempo, mas pelo menos nos anos 60/70 os produtores apostavam em histórias originais e o Cinema de Terror só tinha a ganhar com isso.
No comments:
Post a Comment