Labels

Wednesday, March 20, 2024

AS MATINÉS DO MEDO - PARTE 4: O ABOMINÁVEL DR. PHIBES (The Abominable Dr. Phibes) de Robert Fuest

O ABOMINÁVEL DR. PHIBES (The Abominable Dr. Phibes) de Robert Fuest – GB/1971

Elenco: Vincent Price, Joseph Cotten, Virginia North, Terry-Thomas, Sean Bury, Susan Travers, David Hutcheson, Edward Burnham, Alex Scott, Peter Gilmore • Argumento: James Whiton & William Goldstein • Produção: AIP / Samuel Z. Arkoff & James H. Nicholson • Realizador: Robert Fuest

Este filme, de que também não consegui arranjar o cartaz da estreia em Portugal, foi o quarto do ciclo do Palácio Foz em Setembro de 1977. Antes vi QUE DEMÓNIOS SE OCULTAM NA ESCURIDÃO (Who Slew Auntie Roo), COBRAS VENENOSAS (Sssssss), LUA VERMELHA (Asylum / House of Crazies) e, no dia a seguir, foi a vez de A LENDA DA CASA ASSOMBRADA (The Legendo of Hell House).

Em passos largos, a história era muito simples. A equipa médica responsável pela morte, durante uma cirurgia, de uma tal Victoria Phibes começa a ser assassinada segundo as pragas bíblicas do Egipto. Será que o seu marido, Dr. Phibes, que morreu nesse dia num acidente automóvel enquanto se dirigia para o hospital, é o responsável pelos crimes? Como podem imaginar pelo título, sim, é ele o responsável!

O grande trunfo deste filme será sempre a presença de Vincent Price, um dos maiores nomes do cinema de Terror e que aqui encontrou um papel à altura do seu talento. As primeiras vezes que me recordo de ter visto Price foi quando o A MOSCA (The Fly) original passou na televisão e, também no Palácio Foz em 1977, na comédia O GATO MIOU TRÊS VEZES (A Comedy of Terrors).  Mais tarde viria a descobrir a sua enorme filmografia, com destaque para os filmes baseados nas obras de Edgar Allan Poe e para O CAÇADOR DE BRUXAS (Witchfinder General). Para as gerações mais novas fica a informação que a voz inconfundível que narra o famoso THRILLER de Michael Jackson é a de Price e um dos seus últimos papéis foi como o  criador do EDUARDO MÃOS DE TESOURA (Edward Scissorhands).

Voltando a este Dr. Phibes, que viria a ter uma sequela que ainda não vi, lembro-me que não metia medo e nem se levava muito a sério. Acima de tudo era divertido, muito colorido e gostei de toda a encenação muito teatral do “covil” de Dr. Phibes. Verdade, o Dr. Phibes de Vincent Price era maior que a vida, mas ninguém o leva a mal por isso, muito antes pelo contrário! A seu lado, o veterano Joseph Cotten era o lado mais sério da história e Virginia North a bonita assistente de Phibes.

Hoje já não se fazem filmes destes, o que é uma pena, mas provavelmente não seriam muito bem aceites pelas novas gerações. Quem sabe, um dia alguém decida reviver este Dr. Phibes; numa altura em que o cinema do género (e no geral) parece não ter ideias novas, uma reinvenção séria até poderia ser interessante, o único problema é que não há ninguém como Vincent Price.











No comments:

Post a Comment