Labels

Thursday, September 21, 2023

O CONDE (El Conde) de Pablo Larraín

E se o infame General Augusto Pinochet tivesse sido um vampiro? É essa a premissa desta comédia de terror do realizador chileno Pablo Larraín, que antes nos deu retratos cinematográficos de Pablo Neruda (NERUDA), Jackie Kennedy (JACKIE) e Princesa Diana (SPENCER), todos esses em registo dramático.

No presente filme, Pinochet é um vampiro com 250 anos, que se alimenta de batidos de corações humanos e sangue e que está farto de viver. Assim refugia-se numa ilha isolada com a sua esposa e um antigo criado, sendo visitado pelos seus gananciosos filhos. Entretanto estes contrataram uma freira contabilista e muito devota, com o fim desta exorcizar/matar Pinochet.

Filmado num atmosférico preto e branco e com um sentido de humor muito negro, é uma crítica mordaz aos ditadores deste mundo. Apesar da forte componente política, Larraín não foge ao lado sangrento dos vampiros e, curiosamente, há uma certa inocência/ingenuidade nos personagens. Também gostei do ar artificial, quase infantil, na forma como os vampiros voam.

O elenco é todo ele muito bom e em perfeita sintonia com o espírito do filme, destacando-se Paula Luchsinger como a “sonsa” freira, que é uma espécie de presença luminosa na ilha e na vida do velho Conde.

Pode ser acusado por muitos de ser muito artístico, mas é original e por vezes macabramente delicioso. A ver!  

Classificação: 7 (de 1 a 10)




No comments:

Post a Comment