Labels

Monday, June 13, 2011

X-MEN: O INÍCIO (X-Men: First Class) de Matthew Vaughn


Charles e Erik (mais tarde conhecidos por Professor Xavier e Magneto, respectivamente), dois mutantes de ideais diferentes, conhecem-se e unem-se para combater o malvado Shaw Este, que também é mutante, é o responsável pela famosa crise dos mísseis em Cuba e quer acabar com a raça humana “normal”. Os nossos dois amigos reúnem um grupo de teenagers mutantes para os ajudar na batalha.

Depois do interessante STARDUST e do excelente KICK-ASS esperava mais do realizador Matthew Vaughn, mas esta sua incursão no universo dos X-MEN é um desastre. Os primeiros minutos, com um jovem Erik a ver a sua mãe ser levada para um campo de concentração, são muito bons e prometem um filme diferente, mas assim que o personagem de Shaw (um divertido Kevin Bacon) entra em cena a coisa resvala para um festival de efeitos especiais e não volta a recuperar. O pior é a cena em que os teenagers mutantes, liderados por uma nada convincente Jennifer Lawrence, mostram as suas habilidades. Eu sei que estes filmes vivem de efeitos especiais e CGI, mas gostava que os personagens fossem mais reais e as histórias mais comedidas (é sempre o fim do nosso planeta que está em causa). Quanto ao elenco, James McAvoy como Charles, já teve melhores dias, mas Michael Fassbender é um eficaz Erik; eu cá não sou de intrigas, mas acho que Erik e Charles estão apaixonados um pelo outro. Voltando ao filme, não percebo porque é que tão longo e acredito que podia beneficiar com alguns cortes. A verdade é que acho que já estou a ficar velho para estas coisas, mas tenho saudades de ver um bom filme de ficção científica.  Classificação: 2 (de 1 a 10)


2 comments:

  1. Como é que se fazia um filme destes e umas personagens destas mais 'naturais'... Eles são super-heróis. Sobrenaturais. Um bom filme de ficção cientifica sem efeitos especiais? E isto nem é FC pura.
    Digamos que eu detesto filmes de terror. Não gosto. Posso ir ver, mas é mais perigoso dar a minha opinião crítica e influenciar o público porque eu já sei que não vou gostar, ou vou dizer, a história está bem, mas se este filme de vampiros tivesse menos sangue era melhor... Ora um filme de vampiros quere-se com sangue assim como um filme de super-heróis pede efeitos especiais bem feitos e uma história credível, bem extruturada e com bons personagens. Se não gostou de nenhum dos X-MEN, não vá ver este. Se gosta desse 'universo' vai com certeza gostar.

    ReplyDelete
  2. Concordo contigo, “um filme de super-heróis pede efeitos especiais bem feitos e uma história credível, bem extruturada e com bons personagens”, infelizmente com excepção dos efeitos-especiais bem feitos, falta o resto a este capítulo dos X-MEN. Podes achar estranho, mas até gostei do primeiro filme da saga, mas acho que os filmes se seguiram foram todos mais fracos.
    Para mim, um bom filme de efeitos-especiais é aquele em que eu estou tão absorvido na história e nos personagens que nem deu por eles (por exemplo o WAR OF THE WORLDS do Spielberg, o novo STAR TREK ou a primeira trilogia do STAR WARS). Neste X-MEN, dei por mim a prestar mais atenção aos efeitos do que há história... Bem, o defeito é meu, mas ainda bem que tu gostaste.

    ReplyDelete