Labels

Sunday, September 15, 2013

MOTELx 2013: THE TEXAS CHAIN SAW MASSACRE (Massacre no Texas) de Tobe Hooper


Provavelmente era um dos poucos espectadores presentes na sala do São Jorge que já tinha visto este filme no cinema. Vi-o, faz muitos anos, numa inesquecível sessão da meia-noite e ficou para sempre gravado na minha memória.

Revê-lo finalmente no cinema e ainda por cima apresentado pelo seu realizador, é sem dúvida um momento de antologia na minha vida de fã de cinema de terror.

O filme envelheceu muito bem e continua a ser muito mais eficaz e inquietante que todas as suas sequelas e remakes. A fotografia suja e “seca” contribui para lhe dar uma atmosfera claustrofóbica que parece pegar-se a nós. A casa decorada com requintes de demência, as personalidades doentias dos assassinos, o irritante irmão da protagonista e o histerismo que esta revela (acho que nunca ninguém gritou tanto num filme como Marilyn Burns o faz aqui), tornam este filme num verdadeiro pesadelo onde, curiosamente, o gore não abunda.

Não sei se em 1974 Tobe Hooper teve consciência que estava a criar um filme que se viria a tornar num clássico do género, bem como um objecto de culto que viria a influenciar dezenas de outros títulos. Mas vendo-o hoje percebe-se o fascínio macabro que emana das suas imagens e que não deixa ninguém indiferente. Classificação: 9 (de 1 a 10)


No comments:

Post a Comment