Labels

Saturday, March 4, 2017

OS OLHOS DE MINHA MÃE (The Eyes of My Mother) de Nicolas Pesce

A História: A mãe da pequena Francisca é assassinada e o criminoso é aprisionado pelo seu pai no celeiro da quinta. Anos mais tarde, o criminoso é a única companhia de Francisca e quando este morre, ela sente-se terrivelmente sozinha.

Os Actores: No papel de Francisca, a actriz de origem portuguesa Kika Magalhaes, tem uma beleza estranha que assenta que nem uma luva na sua personagem. Com poucas falas, mas sempre com um olhar intenso e expressivo, ela faz-nos acreditar na solidão e psicose da sua personagem, que bem podia ser um membro da família do TEXAS CHAINSAW MASSACRE. O restante elenco limita-se a dar-lhe apoio.

O Filme: Sempre tive um fraquinho por filmes a preto e branco, especialmente se forem de terror, que é aqui o caso. Para a sua estreia na realização, Nicolas Pesce dá-nos um drama negro e perturbante que me fez lembrar filmes como ERASERHEAD de David Lynch, PSYCHO de Alfred Hitchcock e WHAT EVER HAPPENED TO BABY JANE? de Robert Aldrich, sem copiar nenhum deles. O filme tem uma atmosfera pesada, para o que muito contribui o excelente trabalho de fotografia de Zach Kuperstein, que me causou uma estranha sensação de mal-estar. Há algo de doentio que parece emanar do filme e que por vezes me fez sentir culpado de o estar a ver. A história pode não ser muito original, mas Pesce consegue criar um ambiente claustrofóbico, tétrico, macabro, de onde parece não haver saída possível. Não adorei o filme, mas há algo nele que não nos deixa indiferentes e isso é de louvar. Um amigo meu diz que o filme é totalmente psicótico e eu não podia estar mais de acordo.

Classificação: 6 (de 1 a 10)





No comments:

Post a Comment