Labels

Tuesday, September 26, 2023

NINGUÉM TE PODE SALVAR (No One Will Save You) de Brian Duffield















Uma jovem que vive sozinha no meio de um bosque, não muito longe de uma pequena localidade onde ela é pessoa “non grata” (mais tarde as razões de assim ser serão reveladas), vê a sua casa ser invadida por extraterrestres mal-intencionados. Mas ela vai-lhes dar luta.

Por razões que não consigo compreender (pode ter a ver com a minha idade avançada) este filme de ficção-científica está a ser muito elogiado, mas eu não gostei. Muitos elogiam o facto de o mesmo provar que é possível fazer um filme sem diálogos, um truque que tenta tornar este filme em algo de diferente. Mas não o é! Muitas são as invasões alienígenas que têm tido lugar no cinema, sendo a melhor o INVASION OF THE BODY SNATCHERS (na versão original e na remake dos anos 70), e a verdade é que esta está longe das melhores.

Para mim o filme tem dois problemas. O primeiro é a sua protagonista, sobre a qual recai praticamente toda a acção, que achei irritante e já não podia ouvir os sons que a mesma emitia; a actriz que lhe dá corpo, Kaitlyn Dever, não me convenceu e, a partir do momento que não sentimos simpatia/empatia por ela e ficamos indiferentes ao seu destino, está tudo perdido. O outro problema são os extraterrestres em CGI, que fazem lembrar tantos outros e nunca são suficientemente reais para me convencerem.

A seu favor, o filme tem uma produção cuidada e não vive de explosões nem destruições (tipo DIA DA INDEPENDÊNCIA), sendo tudo muito localizado e com economia de meios. Para mim o melhor é o estranho final, que provavelmente poderá baralhar muita gente, mas ao qual achei piada… mas mais não posso dizer.

Classificação: 2 (de 1 a 10)




No comments:

Post a Comment