Labels

Monday, August 22, 2011

COWBOYS & ALIENS de Jon Favreau


Algures numa terriola do Oeste, aparece um pistoleiro amnésico com uma estranha pulseira no braço. Com a sua cabeça a prémio tem que enfrentar o sherife, um duro barão do gado e um grupo fora-da-lei, mas o pior está para vir. Há extra-terrestres à solta no Oeste e estes não são nada, mesmo nada, amigáveis.

A primeira vez que ouvi falar deste projecto fiquei com “água na boca”. Quando li que dois actores de quem gosto muito, Daniel Craig e Harrison Ford, faziam parte do elenco e que o filme tinha a bênção de Spielberg, mal podia esperar pela data de estreia. Devia ter tido menos expectativas. Esta mistura de western com ficção científica podia ter resultado em algo de interessante e emocionante, mas não passa de um divertimento mediano e, custa-me muito dizer isto, falhado.

Os lugares comuns do western estão cá todos (como estavam no inspirado RANGO) e, no tempo do John Ford e do Howard Hawks, o inimigo seriam os índios, que aqui se juntam aos bons para combater os aliens. Destes sabe-se muito pouco e não têm qualquer tipo de personalidade, daí não haver qualquer tipo de dramatismo com a sua presença. Servem para matar cowboys e as suas naves servem para o herói se armar em Luke Skywalker. Numa das mais falhadas cenas do filme, algo de estranho (não posso revelar o quê) acontece no acampamento índio, mas todos reagem como se fosse a coisa mais natural deste mundo.

Quanto ao elenco, Craig está a precisar de deixar de ser tão sério, Ford está a ficar velho para estas palhaçadas (mas continua a ser engraçado) e já é altura de Olívia Wilde mostrar que é mais que uma cara bonita. Uma das grandes decepções do ano! Classificação: 4 (de 1 a 10)


No comments:

Post a Comment