Labels

Monday, April 27, 2015

EX MACHINA de Alex Garland

Caleb é seleccionado para ir passar uma semana à casa secreta do seu patrão, Nathan. Aí, depara-se com Ava, uma robot de grande inteligência e beleza. Durante essa semana, Nathan quer que Caleb a teste a fim de determinar se ela é mais que um simples robot e se na realidade é capaz de pensar por si mesma.

Filmes de ficção científica levados a sério, onde a ficção cede lugar ao lado científico da história, não são muitos. Pessoalmente, sou mais amigo da ficção, mas este filme de Alex Garland (escritor do THE BEACH e responsável pelos argumentos de 28 DAYS LATER e SUNSHINE) levanta questões morais e existenciais que estou certo farão a delícia de muita gente. Uma dessas questões tem a ver com a possibilidade de sermos manipulados por terceiros com base no nosso perfil cibernauta; não é uma ideia nova, mas aqui demonstra como a mesma pode ser levada ao extremo. Outra questão, moralmente mais discutível, quando é que um robot deixa de ser uma máquina e passa a ser um “humano” com os mesmos direitos que nós?

O ritmo é lento (já sabem, isto para mim é por vezes fatal), as personagens são irritantes e a história é mais previsível do que aquilo que esperava. Tem no entanto um lado visual muito depurado, curiosamente frio mas com cores quentes; sem dúvida bonito! Não vive dos efeitos especiais, que até são muito bons, mas sim da interacção dos actores e das consequências dos seus actos.

Como Nathan, Oscar Isaac é excelente como o génio megalómano que se acha mais inteligente que o resto do mundo, com o seu quê de louco calculista; o rapaz também está mais sexy do que é costume. Domnhnall Gleeson vai bem como o “apagado”, deslumbrado e indeciso Caleb. No papel de Ava, Alicia Vikander dá-lhe credibilidade e calor, sendo a personagem mais emotiva deste estranho triângulo. Nas cenas iniciais entre Caleb e Nathan senti uma certa tensão sexual, mas se calhar foi só a minha imaginação a trabalhar.

Aconselhado a quem gosta de filmes de ficção científica inteligentes, bem feitos e tenha mais paciência que eu para o estilo parado. Mas sem dúvida um interessante filme do género. Classificação: 5 (de 1 a 10)







No comments:

Post a Comment