Labels

Sunday, February 5, 2017

FRAGMENTADO (Split) de M. Night Shyamalan

A História: Três jovens raparigas são raptadas por Kevin. Este é um homem que tem 23 personalidades distintas dentro de si, com uma nova, chamada pelas outras como “O Monstro”, a querer emergir.

Os Actores: Se, como eu, forem fãs do James McAvoy preparem-se para a sua melhor interpretação de sempre (lamento mas não vi o FILTH). Ele é simplesmente fantástico como um homem com diversas e muito distintas personalidades, conseguindo mudar de registo com um simples olhar ou expressão, sem nunca cair no exagero. É uma pena a Academia de Hollywood raramente ter em consideração este tipo de papéis, mas sei lá, pode ser que para o ano ele faça parte dos nomeados para o Óscar por este desempenho brilhante. Anya Taylor-Joy (a jovem do THE WITCH) vai muito bem como Casey, a estranha adolescente com um passado negro. Também gostei de ver Betty Buckley de volta ao género terror aqui como a compreensiva psicóloga que acompanha Kevin (ela era a professora simpática do CARRIE do Brian DePalma),

O Filme: Não há dúvida que o realizador/argumentista M. Night Shyamalan sabe como captar a nossa atenção e prender-nos à cadeira. Depois de uma fase menos boa (leia-se má) em que parece que andou perdido (AFTER EARTH, THE LAST AIRBENDER), Shyamalan regressou à boa forma com o THE VISIT e continua no bom caminho com este novo thriller de terror. Com uma eficiente economia de meios, ele centra-se no universo estranho de Kevin e deixa a coisa correr de forma tensa, mas sem grandes alaridos. Desta vez não há os seus usuais “twists” e, nesse aspecto, é talvez o mais convencional dos seus filmes. No entanto não consegui deixar de me sentir decepcionado com o clímax, pois acho que merecia algo de mais forte e perturbante; é uma pena, pois tinha potencial para ser um grande filme. Mas não me entendam mal, gostei do que vi e aconselho-o sem reservas aos amantes do género.

Classificação: 6 (de 1 a 10)










No comments:

Post a Comment