Labels

Saturday, March 4, 2017

PERSONAL SHOPPER de Olivier Assayas

A História: Maureen, cujo irmão médium morreu há pouco tempo, tem contactos com o mundo dos espíritos e uma estranha presença parece persegui-la. Entretanto, alguém que parece conhecer bem a sua vida, começa a enviar-lhe sms perturbadoras.

Os Actores: Kristin Stewart, com o seu ar de falsa sonsa, nunca foi uma actriz que me dissesse muito, mas ultimamente tem-me surpreendido e aqui dá-nos talvez a sua melhor interpretação. Frágil, assustada, sexy e emotiva, Stewart carrega o filme nos seus ombros e fá-lo muito bem. O realizador deve gostar muito dela e deu-lhe dois vestidos fabulosos para ela usar, o que ela faz com estilo e elegância.

O Filme: Adoro histórias de fantasmas e filmes que lidam com o sobrenatural, pelo que estava curioso com este filme que passou no MOTELx e cujo realizador, Olivier Assayas, ganhou em Cannes o prémio para Melhor Realizador. Já sabem que eu não sou um grande apreciador de ritmo lento, mas aqui existe um crescendo dramático que o justifica (se bem que não era preciso vermos Maureen tanto tempo na sua moto) e a presença sobrenatural que se faz sentir é sem dúvida perturbante. Sem ser propriamente um filme de terror, tem duas cenas capazes de causar calafrios: a primeira quando aparece um espírito a Maureen e a segunda na casa da modelo. A presença constante das sms também é causa de enervamento. Mais do que usar truques fáceis, Assayas apostou numa cuidada atmosfera e num excelente uso de efeitos sonoros. Confesso que no final fiquei um pouco baralhado, mas imagino que faz parte do estatuto de cinema para o circuito “art house” a que este filme de destina.

Classificação: 5 (de 1 a 10)






No comments:

Post a Comment