Labels

Saturday, January 13, 2018

SACRIFÍCIO DE UM CERVO SAGRADO (The Killing of a Sacred Deer) de Yorgos Lanthimos

A História: Steven é um cirurgião que se torna amigo do estranho filho de um paciente seu, morto durante uma operação. Só que este pretende vingar-se da morte do pai de forma muito sinistra.

O Filme: O filme anterior de Yorgos Lanthimos foi o originalíssimo THE LOBSTER, também com Colin Farrell como protagonista, que nos dava uma visão estranha do futuro. Desta vez mudou de registo, dando-nos um bizarro drama de terror psicológico que nos prende à cadeira e cujo desenrolar nos vai sempre surpreendendo.
Os ambientes meticulosamente escolhidos, são frios e desprovidos de emoção, tal como os personagens que os habitam. As relações entre os protagonistas são bizarras, roçando por vezes temas tabú como a necrofilia (a forma como Nicole KIdman se faz de morta para despertar o interesse sexual do marido) e a pedofilia (a atração/obsessão do jovem pelo médico e vice-versa). Tudo isto torna a visão do filme desconfortável e os acontecimentos que se vão desenrolando até ao chocante final, não são fáceis de assistir, não pelo seu grafismo, mas sim pela pressão psicológica dos mesmos. Depois, há também um subversivo sentido de humor que é desconcertante.
Voltando a Colin Farrell, é sem dúvida um excelente actor que encontrou em Lanthimos o realizador certo. Nicole Kidman floresce em papéis estranhos como o que desempenha aqui e Barry Keoghan é uma forte e incomodativa presença, como que uma sanguessuga de que é impossível vermo-nos livres.
Um filme que não vai deixar ninguém indiferente e que merece a vossa atenção. As histórias de vingança raramente são tão frias e cruas. O realizador Yorgos Lanthimos é, sem dúvida, um nome a seguir com atenção.


Classificação: 7 (de 1 a 10)









No comments:

Post a Comment