Labels

Wednesday, May 30, 2018

COMO FALAR COM RAPARIGAS EM FESTAS (How to Talk to Girls at Parties) de John Cameron Mitchell

A História:Croydon, nos arredores de Londres, no final dos anos 70. Enn, um jovem punk, e os seus dois amigos vão a uma suposta festa privada e conhecem umas estranhas pessoas. Uma delas é Zan, por quem Enn se apaixona, só que na realidade ela é uma extra-terrestre de visita à Terra. 

O Filme: Digam o que disserem sobre este filme e independentemente das suas qualidades ou ausência delas, é um objecto cinematográfico estranho e único, como nada que eu tenha visto nos últimos anos.
Vindo das mentes de John Cameron Mitchell (realizador dos filmes de culto HEDWIG AND THE ANGRY INCH e SHORTBUS) e de Neil Gaiman (um autor de novelas e de “comic books” do género fantástico) era de esperar algo de diferente e é exactamente isso que temos; resta saber se estamos preparados ou se a nossa mente está aberta para algo bizarro, tão fora do normal. Pessoalmente, não adorei, mas apreciei a sua originalidade e diverti-me com a colorida (em todos os sentidos) galeria de personagens que navegam pelo filme. Há também uma certa sensibilidade queer que lhe dá um toque especial e, apesar de toda a estranheza, dei por mim a “torcer” por esta alucinogénia história de amor.
Uma obra destas precisa do elenco certo e Mitchell acertou na escolha dos seus actores. Desde de uma irreconhecível Nicole Kidman a uma divertida Ruth Wilson em mudança de registo, passando por uma doce e decidida Elle Fanning como Zan e um deslumbrado Alex Sharp como Enn. A não esquecer também o sexualmente confuso Abraham Lewis como Vic (um dos amigos de Enn).
Não é um filme para toda a gente; diria mesmo que terá algum problema em encontrar o seu público alvo, pois acho que esse é feito dos jovens que preferem ver os filmes em “streaming” pirata. Mas acho que a comunidade queer lhe irá achar graça e acredito que o filme não terá grandes dificuldades em tornar-se um objecto de culto. Em tempos que já lá vão, este era o filme ideal para o público do extinto cinema Quarteto, hoje em dia não temos nenhuma sala equivalente a essa.

Um pequeno aparte. No wc do cinema, após o filme ter terminado, um senhor que tinha acabado de sair da sala, perguntou-me se o filme não era suposto ser com a Nicole Kidman. Ele era um grande fã da mesma e não tinha dado por ela; lá lhe expliquei qual era a personagem dela, ao que ele retorquiu que nunca pensou que ela fosse aquela teenager... 

Classificação: 6 (de 1 a 10)


No comments:

Post a Comment