Labels

Tuesday, May 2, 2017

O CÍRCULO (The Circle) de James Ponsoldt

A História: A jovem Mae é contratada para trabalhar no Círculo, uma empresa que com a sua avançada tecnologia avalia toda a vida dos seus utilizadores e cujo lema é “saber é bom, mas saber tudo é melhor”. Com a sua ambição, Mae depressa sobre dentro da empresa, acabando por perceber as verdadeiras implicações que estão por detrás do Círculo.

Os Actores: Depois de BEAUTY AND THE BEAST, Emma Watson está de volta aos nossos ecrãs, mas aqui o seu ar de sonsa e meio sofrido (estará com uma crise de gazes?) não a beneficia. O facto de ser pouca expressiva e um pouco irritante não a ajuda a criar empatia com a sua personagem, o que para mim é algo de fundamental. Na realidade acho que a sua interpretação prejudica o balanço do filme. Também Tom Hanks, numa tentativa de mudança de registo, não convence muito como o sacana do patrão dela. Quanto ao restante elenco, não há ninguém se que se destaque.

O Filme: Este thriller dramático com um cheirinho a ficção-científica, consegue ser por vezes um pouco assustador. Não por meter medo, mas por nos mostrar uma realidade que, em abono da verdade, tem muito pouco de ficção. Num mundo onde quase ninguém vive sem rede sociais, as nossas vidas são cada vez menos privadas e as pessoas (leia-se amigos virtuais) acham-se no direito de invadir as nossas vidas, por vezes, como acontece no filme, levando a situações extremas. Nesse aspecto, o realizador James Ponsoldt dá-nos um retrato real de uma verdade que muitos de nós preferem ignorar, conseguindo prender a nossa atenção e criar algum suspense. Talvez por isso eu ache que é um filme que devia ser visto por toda a gente. Só é pena que Ponsoldt tenha escolhido Emma Watson para o papel principal em vez de uma actriz mais talentosa, pois dessa forma o filme ganharia muito mais força e dinamismo. Mas ainda assim aconselho a sua visão.

Classificação: 6 (de 1 a 10)







No comments:

Post a Comment