Labels

Monday, May 7, 2018

UM LUGAR SILENCIOSO (A Quiet Place) de John Krasinski

A História:Por razões que não nos são reveladas, umas estranhas criaturas vivem no nosso planeta e caçam as suas presas através de qualquer som que estas emitam. Uma família vê-se assim obrigada em viver em silêncio de forma a sobrevirem ao apetite voraz dessas criaturas.

O Filme:Há uns anos atrás li um livro chamado THE SILENCE de Tim Lebbon (que descobri que foi recentemente adaptado ao cinema por John R. Leonetti, o realizador do ANNABELLE), onde sem querer uma raça de animais alados são libertados de umas velhas cavernas e atacam e devoram tudo o que emita som. No livro uma família, que tem uma filha muda, é obrigada a viver em silêncio para poder sobreviver.
As semelhanças são muitas, certo? Curiosamente, no presente filme, não vi qualquer referência ao livro no genérico, mas tenha sérias dúvidas que o seu realizador/argumentista, John Krasisnki, não tenha sido inspirado pelo mesmo. Não que isso diminua as muitas qualidades deste filme, mas para mim o conceito não é novo.
Esta pequena produção é um dos melhores filmes de terror que tenho visto nos últimos anos. Krasinski consegue, com uma grande economia de meios, criar um ambiente de tensão que nos prende à cadeira do princípio ao fim, com um pequeno grupo de personagens bem construídos e pelos quais sentimos empatia. Sempre disse que um bom filme de terror precisa de ter personagens credíveis, uma boa história, suspense e atmosfera; tudo o resto, gore e grandes efeitos especiais, é secundário. O grande sucesso deste filme prova que esta receita é eficaz.
Emily Blunt é excelente como a mãe de família; a sua cena do parto é de antologia e adorei o seu olhar no final do filme. John Krasinski é convincente e amoroso como o pai de família e Millicent Simmonds e Noah Jupe são excelentes como os seus filhos. Quanto às criaturas, a fazerem lembrar o monstro da série STRANGER THINGS, são assustadoras e muito realistas.
Os amantes de emoções fortes não devem perder e os fãs do género que adoram sangue e tripas abram os vossos horizontes e percebam que um bom filme do género é um que nos assusta e inquieta e não um que nos possa enojar. Um dos filmes do ano!

Classificação: 8 (de 1 a 10)


No comments:

Post a Comment